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Pauta em discussão Prazo encerrado

REGULAMENTO PARA OFERTA DE CARGA HORÁRIA A DISTÂNCIA NOS CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO E DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS (IFNMG)

Discussão criada por Roberto M. Silva Silva em 25/11/22

 A Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) e o Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD) disponibilizam para consulta a minuta da proposta do Regulamento para oferta de carga horária a distância nos cursos presenciais de Graduação e de Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). A proposta, que institui as diretrizes e normas para oferta de carga horária na modalidade de Educação a Distância (EaD) nos cursos presenciais, está disponível para participação da comunidade escolar por meio desta consulta pública pelo sistema Participe! até o dia 12 de dezembro de 2022. Após a análise das contribuições apresentadas pela comunidade, o documento será submetido à apreciação dos órgãos colegiados do IFNMG. Participe!”

 

Minuta Regulamento para oferta de CH EAD nos cursos presenciais de graduação e técnicos de nível médio do IFNMG

 

 

Discussão sobre a pauta

  1. Opinião
    É realmente muito imperativo o regulamento em questão, uma resposta às questões contemporâneas da educação e da realidade do nosso público-alvo. No entanto, eu gostaria de sugerir que fosse removida a restrição de que o conteúdo a distância necessariamente utilize a infraestrutura do CEAD. A tecnologia disponibilizada nos AVAs do CEAD, o software Moodle, é excelente mas igualmente complexo e certamente causará uma demanda excessiva de manutenção mesmo para disciplinas simples.

    É importante observar que há uma grande diversidade de plataformas abertas e gratuitas de ensino à distância, vou me ater a citar o Google Classroom, que já são utilizadas cotidianamente pelos docentes e que são mais simples e diretas, ideais para a gestão de poucas disciplinas.

    Já o Moodle foi projetado para um cenário maior e mais complexo, pensado para a gestão de cursos inteiros e totalmente à distância. Como uma ferramenta do estado da arte do ensino à distância, o Moodle possui amplo leque de ferramentas, plugins, etc, que potencializam o ensino MAS cobram o preço da complexidade à medida que mais recursos são acrescentados. Não há nada melhor que o Moodle para gestão de cursos completos, mas para gerenciar poucas disciplinas o seu custo para o professor não compensa.

    Dito isso, sugiro ampliarmos o leque que plataformas que poderão ser empregadas pelos professores nas disciplinas à distância.

    1 concordou