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Minuta do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019/2023 Capítulo 7 – Organização Administrativa
Disponibilizamos a minuta do Plano de Desenvolvimento Institucional por capítulo para facilitar a organização das contribuições.
O sétimo capítulo trata da Organização Administrativa que apresenta os organogramas, órgão colegiados superiores e órgãos colegiados da Reitoria e dos campi.
Importante: no dia 07 de outubro serão inseridas atualizações no documento.
Contribuições também estão sendo recebidas através do e-mail para os que não tem acesso a essa plataforma: pdi@ifnmg.edu.br
Visite a página: www.ifnmg.edu.br/pdi e entenda mais sobre o PDI!
A reitoria funciona com a seguinte estruturação: Cargo de Direção-CD, Função Gratificada FG e núcleos que são órgãos que não possuem cargo de direção ou função gratificada, mas no documento já prevê a possibilidade alteração:
Tendo em vista os 10 anos de expansão, nas fases (I, II e III) e a consolidação da Instituição, após Institucionalização do Cead como unidade de ensino, por meio da Resolução Consup n° 073, de 14 de dezembro de 2017, comporta agora o IFNMG seus 11 campi + Cead e a Reitoria, como unidade administrativa.
Ainda, analisando a relevância e o crescimento das demandas referentes às certificações e diplomação dos formandos e especialmente tratando-se do quantitativo de atendimento e abrangência do trabalho desenvolvido, convém repensar a estruturação e organização administrativa da Coordenação/Coordenadoria/Núcleo de Registros.
Estamos estruturalmente alocados junto à Proen, mas trabalhamos com demandas gerais na Instituição, tanto no que refere aos cursos presenciais Técnicos, de Graduação, de Pós-Graduação, de Mestrado, bem como os atendidos via EaD, em sua diversidade de ofertas.
É da Coordenação/Coordenadoria/Núcleo de Registros que emanam as orientações e o acompanhamento dos processos nos termos de suas entradas, transformações e saídas noscampi e EaD, no que concerne aos Registros, certificações e outras atividades de controle interno e controle externo. No entanto, na Estruturação Organizacional atual do IFNMG a Coordenação/Coordenadoria/Núcleo de Registros, está subordinada à Direção de Ensino da Proen, e não está estruturada como Departamento, diferente do que acontece nas atividades relacionadas ao Ensino Técnico e ao Ensino superior também alocados na PROEN, e que são estruturados como Departamentos.
Entendemos que a reestruturação do Registro como Departamento na Reitoria do IFNMG, além de dar visibilidade e autonomia administrativa, atuará de maneira imprescindível para unificar os procedimentos e ações pertinentes ao Registro junto aos campi e CEAD do IFNMG, que atualmente operam sem integração e interligação, situação que tem gerado alguns equívocos nos procedimentos.
Sugerimos para a melhoria da Estrutura Organizacional da Instituição a criação de um Departamento de Controle e Registros na Reitoria, com vistas a melhorar o gerenciamento dos processos buscando a eficácia nos procedimentos, pelos quais já respondemos nestes 10 anos, fazendo o melhor possível em colaboração para o desenvolvimento institucional.
Histórico da pauta