Para participar, você precisa fazer o login ou registrar-se no site.

Pauta em discussão Encerra em 60 dias

Curricularização da extensão

Discussão criada por Roberto M. Silva Silva em 28/05/19

A comissão responsável por elaborar o REGULAMENTO DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO IFNMG, convida a comunidade para discussão da minuta.

As contribuições poderão ser postadas até o dia 15/09/2019.

Para conhecer a minuta clique no link abaixo.

regulamento_curricularização_ versão PARTICIPE

Discussão sobre a pauta

  1. Opinião
    Bom dia !

    Parabenizo a comissão pelo excelente trabalho.

    Minha sugestão surge a partir da leitura / interpretação do seguinte parágrafo:
    A Curricularização da Extensão consiste na inclusão de atividades de extensão no currículo dos Cursos de Graduação, indissociáveis ao ensino e a pesquisa, devendo envolver disciplinas e profissionalidades diversas e com a intencionalidade de promover impactos na formação do discente e na transformação social, por meio das ações ORIENTADAS por professores e COM POSSÍVEL colaboração de técnicos administrativos, egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – IFNMG e colaboradores externos, junto à comunidade externa aos campi e nas regiões de abrangência.

    Sugestão: Pensar numa participação do TAE como protagonista e não mero coadjuvante, como foi colocado, essa classe ficou no grupo dos “externos” e, pelo contrário, nós vivemos o dia a dia da escola.

    Utilizando como exemplo / comparativo os editais de extensão e de demanda induzida com projetos coordenados por TAE’s , que contam com bolsistas de nível superior. Nesse caso o estudante cumpriria a carga prevista na curricularização da Extensão ? Vejam que nesse caso o estudante foi orientado por um TAE e com possível colaboração de docentes, egressos e colaboradores externos.

    Deixo meu convite à reflexão.

    Saudações verdes !

    Fernando Faria.