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Resolução Prazo encerrado

Regulamento dos Coordenadores de Cursos de Graduação do IFNMG

Discussão criada por Roberto M. Silva Silva em 21/08/19

A comissão responsável pela revisão do Regulamento dos Coordenadores de Cursos de Graduação do IFNMG, convida a comunidade a opinar sobre a minuta.

Para tanto, o documento ficará disponível entre os dias 21/08/2019 a 10/09/2019 e, após a referida data, será submetido às instâncias colegiadas para apreciação e aprovação.

Link:

Regulamento Coordenadores Cursos Graduação IFNMG– minuta

Encaminhamentos propostos

  1. 0 votos
    Uma medida que tomamos no Campus Araçuaí que tem sido bastante exitosa é a programação das substituições docentes quando estes estiverem impedidos por motivos extraordinários de fazer isso, pois sabemos que os docentes são responsáveis por providenciar seus substitutos quando os mesmos precisam se ausentar, mas as vezes os mesmos não conseguem fazer isso, e acaba ficando a cargo da Assessoria Pedagógica, desviando esse setor mais uma vez de suas funções precípuas conforme Regulamento da Assessoria Pedagógica. Assim, sugiro que seja acrescentado no texto algum inciso que coloque também como atribuição do coordenador organizar as substituições junto aos docentes com o apoio da Assessoria Pedagógica.
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  2. Histórico da pauta

  3. Opinião
    No artigo 3. II. Zelar pelo cumprimento do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), das disposições legais e regimentais concernentes ao curso. Não seria bom especificar, por exemplo, que o coordenador seria responsável por supervisionar sobre a realização de aulas práticas? Muitas vezes as aulas práticas não acontecem.
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  4. Opinião
    No que se refere à apresentação de atribuições/competências de determinado cargo/setor, a comissão adotou uma redação mais abrangente, conforme outros documentos institucionais, desse modo, não foram especificadas todas as funções do coordenador de curso, sob pena de não esgotarmos todas elas. Ressalta-se que a redação constante no inciso I, isto é, “coordenar o funcionamento do curso, acompanhando as atividades de ensino, pesquisa e extensão” já contempla tarefas como a supervisão de aulas práticas, tendo em vista que faz parte das atividades de ensino do curso.

    Obs. A previsão é de que posteriormente seja criado um manual para auxiliar o coordenador na condução dos trabalhos frente à coordenação, nesse documento teríamos todas as atividades/tarefas a serem desenvolvidas, bem como o passo a passo, contendo quadros/imagens informativas, dentre outros elementos que contribuam para nortear o fazer do coordenador.

    Agradecemos pela colaboração!

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  5. Opinião
    Primeiramente parabéns aos envolvidos na construção da minuta do Regulamento dos Coordenadores de Curso de Graduação do IFNMG.

    Após a leitura do documento, um artigo me deixou com certa dúvida sobre como será encaminhada a escolha de coordenadores de curso pelo regulamento. Segundo o Art. 2º “O Coordenador de Curso de Graduação será designado pelo reitor, após processo de seleção a ser realizado no âmbito de cada campus”. Este artigo é bastante vago, já que não diz se o processo de seleção será efetuado por meio de eleições, análise curricular, seleção por indicação ou outro instrumento menos democrático.

    Se a intenção é fazer eleições, acredito que é pertinente acrescentar ao documento um artigo sobre a eleição, indicando quem poderá se candidatar e quem poderá votar no processo. Não sei se já existe no IFNMG um regulamento eleitoral para cargos como este. Por isso, deixo registrado apenas como uma sugestão.

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  6. Opinião
    Resposta: A comissão acatou a sugestão apresentada, foi feita alteração no artigo 2º, o qual ficou com a seguinte redação:

    Art. 2º O Coordenador de Curso de Graduação será designado pelo reitor, após seleção a ser realizada, preferencialmente, por meio de processo eletivo, tendo por base a normativa interna de cada campus/unidade.

    Agradecemos pela colaboração!

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  7. Opinião
    No que se refere à apresentação de atribuições/competências de determinado cargo/setor, a comissão adotou uma redação mais abrangente, conforme outros documentos institucionais, desse modo, não foram especificadas todas as funções do coordenador de curso, sob pena de não esgotarmos todas elas. Quanto às substituições docentes, estas se caracterizam, de maneira geral, pela excepcionalidade, não se configurando como atividade rotineira no âmbito da atuação do coordenador. Ademais, o coordenador de curso não está presente na instituição em todos os turnos de funcionamento, não podendo, dessa forma, responder por todas as eventualidades que porventura venham acontecer. Diante disso, essa competência fica a cargo também do Diretor de Ensino/Diretor de Departamento de Ensino ou Coordenação de Ensino.

    Obs. A previsão é de que posteriormente seja criado um manual para auxiliar o coordenador na condução dos trabalhos frente à coordenação, nesse documento teríamos todas as atividades/tarefas a serem desenvolvidas, bem como o passo a passo, contendo quadros/imagens informativas, dentre outros elementos que contribuam para nortear o fazer do coordenador.

    Agradecemos pela colaboração!

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