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PLANO DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DO IFNMG
Postado por Roberto M. Silva Silva em 15/12/2017 @ 6:31 pm na | 7 Interações
Colocamos a disposição da comunidade acadêmica do IFNMG a minuta do Plano de Permanência e Êxito – PPE.
Este documento é a síntese das discussões sobre acesso, permanência e êxito dos acadêmicos do IFNMG, que se iniciaram em 2016 e culminaram no IV Encontro do Ensino, no Campus Januária.
Está pauta estará aberta a discussão até 16/02/2018, seguindo posteriormente aos órgãos colegiados, CEPE, Codir e Consup.
Acesse os documentos nos links abaixo
PPE parte inicial – diagnostico qualitativo – referencias [1]
Pauta impressa de Participe: https://participe.ifnmg.edu.br
URL da pauta: https://participe.ifnmg.edu.br/?pauta=plano-de-permanencia-e-exito-do-ifnmg
URLs in this post:
[1] PPE parte inicial – diagnostico qualitativo – referencias: http://participe.ifnmg.edu.br/wp-content/uploads/2017/12/PPE-parte-inicial-diagnostico-qualitativo-referencias.pdf
[2] PPE – Diagnóstico Quantitativo: http://participe.ifnmg.edu.br/wp-content/uploads/2017/12/PPE-Diagnóstico-Quantitativo1.pdf
Click aqui para imprimir.
7 Interações para "PLANO DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DO IFNMG"
1 Opnião, 5 Propostas de Encaminhamentos
#1 Proposta de Rony E. Oliveira Oliveira em 20/12/2017 @ 7:06 pm, 2 concordaram (Gilvania Antunes Meireles Carvalho, Ursulina Alves)
Que seja retirado o item : “Auxílios concedidos por mérito acadêmico” e seja inserido o termo: Bolsas .
Justificativa: O termo “Mérito” é desnecessário, visto que nos editais já terão os critérios de seleção. E ao usar o termo, pode ser constrangedor para alguns alunos.
O termo mérito, seria mais usual de forma a premiar e não selecionar.
#2 Proposta de Rony E. Oliveira Oliveira em 20/12/2017 @ 7:12 pm, 1 concordou (Ursulina Alves)
Sugiro que os itens abaixo citados sejam retirados do item : “Bolsa por mérito acadêmico”. E seja criado um novo subtítulo: Programas complementares.
Justificativa: O acesso ao auxílio viagem e reuniões não são concedidos por mérito, mas sim por necessidade.
1. Bolsas por mérito acadêmico:
Auxílio para participação em eventos e reuniões da Câmara de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe): Visa oferecer auxílio para ajuda de custo em viagens acadêmicas para participação em eventos de natureza acadêmica, científica, tecnológica, desportiva, artística e cultural e participação na Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), o que contribuirá para a formação do discente em sua totalidade, bem como para o desempenho nessa instituição de ensino, pesquisa e extensão. A autorização para liberação de ajuda de custo para participação em eventos e reuniões da Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão acadêmicas está vinculada à solicitação do discente, com comprovação da realização do evento e certificação posterior de participação no mesmo. Será priorizada a ajuda de custo para viagem com apresentação de trabalhos acadêmicos vinculados à Instituição.
Programas complementares: Os programas que complementam as atividades acadêmicas são as atividades culturais e esportivas, incentivo à formação de cidadania, assistência à saúde e apoio psicológico, acompanhamento pedagógico, programa de incentivo à educação física, intelectual, artística e cultura, seguro saúde.
#3 Proposta de Rony E. Oliveira Oliveira em 20/12/2017 @ 7:45 pm, 3 concordaram (Gilvania Antunes Meireles Carvalho, Ursulina Alves, Sara Fardin)
Sugiro a retirada de parte do texto:
“Montar uma comissão de apoio e orientação ao aluno que concorrerá à assistência estudantil (análise prévia dos documentos a serem entregues pelo aluno);
E a nova redação seja;
“A DAEC/NAEC terá uma sala de apoio e orientação ao aluno que concorrerá à assistência estudantil.
Justificativa: A análise prévia dos documentos a serem entregues pelo aluno, pode se caracterizar como tutela ao aluno e assim não promove o empoderamento e o ‘trabalho’ do aluno de ler o edital; criar essa comissão com esse fim, vai ser uma transferência de responsabilidade do aluno para a comissão. Nesse sentido, é mais viável que a DAEC/NAEC seja um “ponto de apoio” de tirar dúvidas e não de fazer o processo para o aluno.
Partindo do principio da finalidade da instituição que é incentivar a leitura crítica da realidade e incentivar a busca pelo conhecimento, nãos seria viável ‘tutelar’ o aluno com a analise previa de documentos, mas sim com orientações etc…
#4 Proposta de Barbara Goncalves em 02/02/2018 @ 12:56 pm
O curso técnico de Eletroeletrônica do Campus Porteirinha não está sendo contemplado na relação de cursos concomitantes/subsequentes. A coordenação do curso participou do Encontro de Ensino em Januária.
#5 Opinião de Barbara Goncalves em 02/02/2018 @ 2:02 pm, 1 concordou (Ursulina Alves)
Sobre o PPE-Diagnostico Qualitativo para Cursos Técnicos Concomitantes/Subsequentes:
Duas causas citadas como Fatores Internos para Evasão/Retenção possuem metas que considero inflexíveis e explico o porquê:
1 – Tempo de duração de alguns cursos: A meta é a readequação de 100% dos PPC de cursos que possuem carga horária extensa através da condensação de disciplinas.
Acredito que essa questão deve ser discutida e avaliada para cada curso individualmente devido a algumas particularidades existentes principalmente nos cursos da área de exatas. Tendo em vista que a maioria dos ingressos apresentam muitas dificuldades com matemática e física e, devido á característica do aluno subsequente que concilia trabalho e estudo, faz-se necessário incluir na matriz curricular disciplinas de “nivelamento” já no primeiro módulo. Entendo que a condensação das disciplinas com o intuito de reduzir o tempo de duração do curso não seja uma ação assertiva para diminuir a evasão/retenção pois, disciplinas condensadas envolvem mais conteúdo em menor tempo dificultando a absorção do conteúdo pelo aluno e limitando o tempo de práticas e exercícios que são essenciais no processo de aprendizagem. Se o aluno não aprende, ele não se engaja, ele não se motiva, ele evade/fica retido.
2 – Limitação na quantidade de disciplinas retidas por semestre: A meta é a aumento de duas para três disciplinas em progressão.
Neste caso, entendo que a meta posterga e não resolve o problema de evasão/retenção. Temos em geral, 5 disciplinas por módulo, em um caso extremo, o aluno reprovado em 3 disciplinas alcançou menos de 50% de aproveitamento total do módulo. Esse aluno terá sérios problemas para acompanhar as disciplinas do segundo módulo e muito provavelmente repetirá o desempenho do primeiro módulo ou será retido no módulo. Atualmente o aluno que fica em recuperação em mais de duas disciplinas é automaticamente reprovado no módulo. Sugiro que o aluno tenha direito de fazer 3 recuperações e, sendo aprovado em pelo menos uma, possa progredir. Portanto a meta para essa causa seria: aumento de duas para três disciplinas em recuperação.
#6 Proposta de Sara Fardin em 05/02/2018 @ 12:32 pm, 1 concordou (Ursulina Alves)
1) Com relação aos: Auxílios concedidos a partir de critérios socioeconômicos.
Os auxílios, com certeza, auxiliam na permanência do discente na instituição. No entanto, tenho percebido, por exemplo, que alguns discentes, especialmente os que recebem o auxílio permanência, frequentam as aulas de “corpo presente”. Nesse sentido, não seria interessante vincular o recebimento a algo mais? Prestação de um “serviço” a instituição, por exemplo? Ainda que seja na forma de auxílio em projetos de pesquisa/extensão ou mesmo nos laboratórios e bibliotecas, à semelhança do que ocorre em outros países? Isso auxiliaria, inclusive, na imersão do aluno no universo do curso, bem como na realização de projetos, uma vez que, devido ao reduzido número de bolsas, os alunos que não recebem bolsa acabam por não se sentirem motivados a realizar atividades de maneira regular.
2) Item 4. Baixa autoestima, transtornos psicológicos e emocionais, falta de
planejamento, distração dos estudantes .
A sugestão proposta para o referido problema são palestras motivacionais. Sugiro aqui conversas com as equipes responsáveis, em busca de melhores soluções. Os alunos com esse tipo de problema costumam se afastar da comunidade escolar, sendo assim, não sei se procurariam esse tipo de apoio (por ser bastante público).
Votação
#1 Proposta de Rony E. Oliveira Oliveira em 20/12/2017 @ 7:06 pm, 2 concordaram (Gilvania Antunes Meireles Carvalho, Ursulina Alves)
Que seja retirado o item : “Auxílios concedidos por mérito acadêmico” e seja inserido o termo: Bolsas .
Justificativa: O termo “Mérito” é desnecessário, visto que nos editais já terão os critérios de seleção. E ao usar o termo, pode ser constrangedor para alguns alunos.
O termo mérito, seria mais usual de forma a premiar e não selecionar.
#2 Proposta de Rony E. Oliveira Oliveira em 20/12/2017 @ 7:12 pm, 1 concordou (Ursulina Alves)
Sugiro que os itens abaixo citados sejam retirados do item : “Bolsa por mérito acadêmico”. E seja criado um novo subtítulo: Programas complementares.
Justificativa: O acesso ao auxílio viagem e reuniões não são concedidos por mérito, mas sim por necessidade.
1. Bolsas por mérito acadêmico:
Auxílio para participação em eventos e reuniões da Câmara de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe): Visa oferecer auxílio para ajuda de custo em viagens acadêmicas para participação em eventos de natureza acadêmica, científica, tecnológica, desportiva, artística e cultural e participação na Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), o que contribuirá para a formação do discente em sua totalidade, bem como para o desempenho nessa instituição de ensino, pesquisa e extensão. A autorização para liberação de ajuda de custo para participação em eventos e reuniões da Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão acadêmicas está vinculada à solicitação do discente, com comprovação da realização do evento e certificação posterior de participação no mesmo. Será priorizada a ajuda de custo para viagem com apresentação de trabalhos acadêmicos vinculados à Instituição.
Programas complementares: Os programas que complementam as atividades acadêmicas são as atividades culturais e esportivas, incentivo à formação de cidadania, assistência à saúde e apoio psicológico, acompanhamento pedagógico, programa de incentivo à educação física, intelectual, artística e cultura, seguro saúde.
#3 Proposta de Rony E. Oliveira Oliveira em 20/12/2017 @ 7:45 pm, 3 concordaram (Gilvania Antunes Meireles Carvalho, Ursulina Alves, Sara Fardin)
Sugiro a retirada de parte do texto:
“Montar uma comissão de apoio e orientação ao aluno que concorrerá à assistência estudantil (análise prévia dos documentos a serem entregues pelo aluno);
E a nova redação seja;
“A DAEC/NAEC terá uma sala de apoio e orientação ao aluno que concorrerá à assistência estudantil.
Justificativa: A análise prévia dos documentos a serem entregues pelo aluno, pode se caracterizar como tutela ao aluno e assim não promove o empoderamento e o ‘trabalho’ do aluno de ler o edital; criar essa comissão com esse fim, vai ser uma transferência de responsabilidade do aluno para a comissão. Nesse sentido, é mais viável que a DAEC/NAEC seja um “ponto de apoio” de tirar dúvidas e não de fazer o processo para o aluno.
Partindo do principio da finalidade da instituição que é incentivar a leitura crítica da realidade e incentivar a busca pelo conhecimento, nãos seria viável ‘tutelar’ o aluno com a analise previa de documentos, mas sim com orientações etc…
#4 Proposta de Barbara Goncalves em 02/02/2018 @ 12:56 pm
O curso técnico de Eletroeletrônica do Campus Porteirinha não está sendo contemplado na relação de cursos concomitantes/subsequentes. A coordenação do curso participou do Encontro de Ensino em Januária.
#5 Proposta de Sara Fardin em 05/02/2018 @ 12:32 pm, 1 concordou (Ursulina Alves)
1) Com relação aos: Auxílios concedidos a partir de critérios socioeconômicos.
Os auxílios, com certeza, auxiliam na permanência do discente na instituição. No entanto, tenho percebido, por exemplo, que alguns discentes, especialmente os que recebem o auxílio permanência, frequentam as aulas de “corpo presente”. Nesse sentido, não seria interessante vincular o recebimento a algo mais? Prestação de um “serviço” a instituição, por exemplo? Ainda que seja na forma de auxílio em projetos de pesquisa/extensão ou mesmo nos laboratórios e bibliotecas, à semelhança do que ocorre em outros países? Isso auxiliaria, inclusive, na imersão do aluno no universo do curso, bem como na realização de projetos, uma vez que, devido ao reduzido número de bolsas, os alunos que não recebem bolsa acabam por não se sentirem motivados a realizar atividades de maneira regular.
2) Item 4. Baixa autoestima, transtornos psicológicos e emocionais, falta de
planejamento, distração dos estudantes .
A sugestão proposta para o referido problema são palestras motivacionais. Sugiro aqui conversas com as equipes responsáveis, em busca de melhores soluções. Os alunos com esse tipo de problema costumam se afastar da comunidade escolar, sendo assim, não sei se procurariam esse tipo de apoio (por ser bastante público).