Bem-vindo a plataforma de debate do Participe

Para participar, você precisa fazer o login ou registrar-se no site.

Resolução Prazo encerrado

Minuta Regulamentação do Sistema Acadêmico – CAJUÍ

Discussão criada por Roberto M. Silva Silva em 09/08/17

Está aberta, até dia 23/08/2017, a discussão sobre a minuta do REGULAMENTO DO SISTEMA ACADÊMICO – CAJUÍ. A Coordenação de Registros/PROEN juntamente com a DGTI/PRODI, responsáveis pela  elaboração da minuta, convidam toda comunidade do IFNMG a participar da construção deste regulamento.

 

 

 

 

 

Para ter acesso a MINUTA  clique aqui 

Encaminhamentos propostos

  1. 0 votos
    De acordo com o Regimento Interno dos Campi do IFNMG art. 57 alínea II, é atribuição a Coordenadoria/Secretaria de Registro Acadêmico:
    “planejar, coordenar e efetivar as atividades de registros e de controles acadêmicos;”
    Sendo assim, proponho:
    -a alínea f do art. 4 desta minuta deve ser movida para o art. 5.
    A alínea f do art. 4 diz: “Cabe à Coordenação de Curso acompanhamento de registros pelos professores;”

    O mesmo vale para a alínea g do art. 4. Proponho:
    – mover alínea g do art. 4 para o art. 5.
    A alínea g do art. 4 diz: “Cabe à Coordenação de Curso registro das Atividades Complementares”.

    0 Votos(0%)
  2. 0 votos
    Proposta 1:
    Sobre: Art. 4, alínea c.
    Sugiro detalhar um pouco melhor o que se quer dizer com “Cabe à Coordenação de Curso cadastro do horário de aulas.”. Há duas interpretações para isso, pois há duas tarefas relacionada a cadastro de horário de aula.

    A primeira é a decisão de quais serão os horários usuais das aulas distribuídos dentro dos dias da semana. Ela inclui decidir, por exemplo, decidir que Cálculo 1 será oferecido nas segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras das 9:10 às 10:50. Esta decisão é realmente tipicamente uma decisão de coordenação.

    A segunda é a alimentação do sistema de quais dias específicos, seguindo o calendário do campus, devem ter aula de quais disciplinas. Esta parte do trabalho inclui alimentar o sistema com os horários de aulas para cada dia específico, seguindo o calendário. Por exemplo, esta parte do trabalho inclui alimentar o sistema com a informação de que o sábado letivo no dia X terá aula de Cálculo às 9:50, pois X é sábado letivo com horário de uma quarta-feira. Esta atribuição é tipicamente uma atribuição de Secretaria de Registro Acadêmico, e deveria estar explicitamente com ela.

    Atualmente, o sistema não está exigindo um tal cadastro do segundo tipo descrito, permitindo que o docente cadastre as aulas dadas. No entanto, isso pode mudar (espero que não). Portanto, é bom que tal atribuição esteja bem descrita.

    Proposta. Mudar a escrita da alínea c do art. 4 para:
    “definir os horários usuais das disciplinas nos dias da semana e comunicá-los para a CRA/SRA.”
    Adicionar uma alínea ao art. 5 com:
    “cadastrar os horários das disciplinas no sistema, de acordo com informações dadas Coordenação do Curso e pelos calendários do campus”

    0 Votos(0%)

  3. Histórico da pauta

  4. Opinião
    Prezados Colegas com cordiais cumprimentos, gostaria de saber e propor se é possível fazer uma integração com os bancos de Dados de setores que fazem parte do processo educativo, como a Biblioteca que precisa fazer inventário patrimonial e conferir cadastros de usuários, vinculados a instituição. Como ficará a expedição de nada consta?. Como podemos ter acesso aos bancos de dados das secretarias no nosso caso: Ensino médio técnicos superior e EAD?
    Na minuta do CAJUI, não se sabe quem ou setores são responsáveis ou precisam de dados para desenvolver o seus trabalho e fazer o seus controles. Pelo menos não foi citado ou não aparecem!

    No Art. 5º da minuta na letra “n” diz que “Cabe à Coordenação de Registros Acadêmicos:
    n – informar pendências no Sistema Acadêmico aos responsáveis.

    Como será feito se o Setor de Biblioteca não é mencionado!
    Penso que qualquer sistema que seja implantado na instituição deva ser integrado com setores que faz atendimentos e tem banco de dados no caso, (Bibliotecas, Secretaria de ensino e RH).

    Acredito que não só a Biblioteca mas existem setores e pessoas na instituição que deveriam primeiro ser chamadas a pensar e contribuir olhando o fazer e necessidade de cada setor, se faz necessários conhecer e dar voz para várias áreas que fazem parte da instituição e podem sempre colaborar no inicio das propostas mas nunca são chamados! Com isto tem assuntos e demandas que não foram solucionadas e ainda capengam por falta de quem planeja, não ser capas de trabalhar integrado ou dar acesso e voz a todos para resolver a demanda.
    Attn.
    Carlos Ceza de Carvalho
    Bibliotecário IFNMG Campus Januária
    CRB/6-1657 Matricula Siape 1448422

    Votos(0%)