Bem-vindo a plataforma de debate do Participe

Para participar, você precisa fazer o login ou registrar-se no site.

Pauta em discussão Prazo encerrado

Curricularização da extensão

Discussão criada por Roberto M. Silva Silva em 28/05/19

A comissão responsável por elaborar o REGULAMENTO DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO IFNMG, convida a comunidade para discussão da minuta.

As contribuições poderão ser postadas até o dia 23/08/2019.

Para conhecer a minuta clique no link abaixo.

regulamento_curricularização_ versão PARTICIPE

Discussão sobre a pauta

  1. Opinião
    Bom dia !

    Parabenizo a comissão pelo excelente trabalho.

    Minha sugestão surge a partir da leitura / interpretação do seguinte parágrafo:
    A Curricularização da Extensão consiste na inclusão de atividades de extensão no currículo dos Cursos de Graduação, indissociáveis ao ensino e a pesquisa, devendo envolver disciplinas e profissionalidades diversas e com a intencionalidade de promover impactos na formação do discente e na transformação social, por meio das ações ORIENTADAS por professores e COM POSSÍVEL colaboração de técnicos administrativos, egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – IFNMG e colaboradores externos, junto à comunidade externa aos campi e nas regiões de abrangência.

    Sugestão: Pensar numa participação do TAE como protagonista e não mero coadjuvante, como foi colocado, essa classe ficou no grupo dos “externos” e, pelo contrário, nós vivemos o dia a dia da escola.

    Utilizando como exemplo / comparativo os editais de extensão e de demanda induzida com projetos coordenados por TAE’s , que contam com bolsistas de nível superior. Nesse caso o estudante cumpriria a carga prevista na curricularização da Extensão ? Vejam que nesse caso o estudante foi orientado por um TAE e com possível colaboração de docentes, egressos e colaboradores externos.

    Deixo meu convite à reflexão.

    Saudações verdes !

    Fernando Faria.

  2. Opinião
    Prezado José Faria.

    Agradecemos sua colaboração.
    A comissão concorda com a relevância do trabalho dos TAE nos projetos de Extensão.
    Uma questão que deve ser levada em consideração é que a UCE é uma unidade curricular e como tal deve ser conduzida por um docente.
    Para equacionarmos essa situação, inserirmos na minuta a possibilidade do TAE, coordenar o projeto de extensão curricularizado, desde que ele assuma o papel de docente colaborador, conforme regulamentação própria.

    Atenciosamente

    A comissão

  3. Opinião
    A curricularização da extensão é uma forma de aproximar o IFNMG com a sociedade, podendo o estudante juntamente com professores terem contato direto com os problemas locais e regionais, podendo buscar soluções tecnológicas que melhor se adequam para a melhoria das condições de vida das pessoas.
    1 concordou

  4. Opinião
    Prezado Professor Geraldo.
    Agradecemos sua participação.
    Esse é também o entendimento desta comissão.
    A curricularização aproximará nossa instituição da sociedade e fortalecerá os processos educativos, ao atrelar de forma indissociável, teoria e prática, bem como Ensino, Pesquisa e Extensão.
    Atenciosamente.

    A comissão